Você sabe qual a importância da clínica veterinária para o seu pet?

Por Centro Veterinário Jaguaribe em 24/10/2019
Você sabe qual a importância da clínica veterinária para o seu pet?

Alguns donos de animais não sabem dimensionar a importância da clínica veterinária para o bem-estar de seu pet. Levar o animal de estimação ao veterinário periodicamente deve começar desde cedo, para que sejam realizados os primeiros exames necessários para avaliar a saúde dele.

Assim como os humanos, eles precisam de cuidados médicos, como vacinação, vermifugação, diagnóstico de doenças, exames laboratoriais, tratamentos e até exames mais complexos como o check-up — para avaliar seu estado geral.

Continue a leitura e confira as vantagens que esse cuidado, de levá-lo regularmente à clínica veterinária, pode trazer para o conforto do animal de estimação. Acompanhe!

Promove informação para quem não tem experiência com animais

Para os marinheiros de primeira viagem, que nunca tiveram animais na vida, a ida à clínica veterinária com o pet filhote pode ser útil em vários aspectos — a começar pelas informações importantes para quem adota um animal.

O comprometimento com a vida é uma delas: é essencial ter em mente que se é responsável pelo bem-estar do bichinho. Ou seja, terá que atender a uma série de protocolos para manter a saúde dele, como vacinação, vermifugação e outros. Esses cuidados devem começar quando o animal é ainda filhote.

Já na primeira consulta, o médico veterinário dá uma série de informações importantes a respeito da alimentação, da higiene, da atividade física, do lazer e tudo mais que deve ser proporcionado ao novo amigo.

Garante uma análise do estado geral de saúde do filhote

Existem várias formas de se adquirir um animal de estimação. Pode ser por meio de adoção, resgate das ruas e até mesmo compra. Filhotes resgatados da rua necessitam de consultas veterinárias urgentes, principalmente se quem vai adotar já tem pets em casa.

Nesse caso, o veterinário faz uma avaliação inicial, por meio de alguns exames (como os laboratoriais, que ajudam a diagnosticar possíveis doenças contagiosas). Nessa primeira consulta, dependendo da idade do animal (calculada pelo profissional), ele será vacinado e passará por outros procedimentos de praxe.

Nas demais formas de aquisição, os cuidados são os mesmos, mas muitas vezes os animais já vêm vacinados, vermifugados e, em alguns casos, até castrados. É importante, porém, que eles também sejam avaliados em uma clínica veterinária de sua confiança.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..