Vacinações

Vacinar é induzir o organismo do seu animal, através de alguns elementos que chamamos de antígenos, os quais estimularão o sistema imunológico do cão ou do gato a formar células que irão agir como soldados a fim de defender o organismo contra o ataque de determinadas doenças, que podem causar a morte do seu bichinho querido.

As vacinas disponibilizadas no mercado fornecem proteção contra várias doenças. As doenças mais comuns e que mais matam os nossos cães são: Leptospirose, Parvovirose, Hepatite Infecciosa, Cinomose, Coronavírus, Parainfluenza e Raiva. Sendo a Leptospirose e Raiva doenças classificadas como Zoonoses (doenças que o cão poderá transmitir ao homem ou vice-versa). Nos gatos, as doenças mais acometidas são: Panleucopenia, Rinotraqueite, Calicivirose, Leucemia Felina e Raiva.

Para que cães e gatos recebam a vacina, é necessário que estejam saudáveis, livres de vermes e alimentando-se bem. Para isso devemos levar o filhote ao médico veterinário, pois só ele tem condições de avaliar melhor a saúde do animal e assim, de acordo com o histórico do filhote e se possível também o da sua mãe, instituir o programa de vacinação mais adequado.

A seguir, temos o cronograma de vacinação, que pode variar de acordo com a região ou localidade onde vive o filhote. Instituído o esquema de vacinação, os proprietários devem ser rigorosos com as datas de reforço da vacina, de modo a diminuir a incidência destas doenças. Assim como na medicina humana, a prevenção ainda é o melhor remédio.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO – Espécie Canina

Clínica Veterinária Aliaga - Osasco

ATENÇÃO: Devemos realizar o reforço anual da óctupla(v-8) ou décupla(v-10), Raiva, Giardia e Pneumodog.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO – Espécie Felina

Clínica Veterinária Aliaga - Osasco

 ATENÇÃO: Deve ser realizado o reforço anual da tríplice ou quádrupla e da Raiva.